terça-feira, 28 de junho de 2011

Um verdadeiro Trouxa Mental

Estes dias descobri que além da miopia e do astigmatismo que me acompanham desde os quatorze anos, sofro de uma doença bem mais perigosa nos olhos, daquelas que nem os oftalmologistas dão conta. Comecei a perceber que estava sofrendo da cegueira que me impede de ver a realidade. Não sei que nome a ciência dá a esta doença. Acho que chamam de intolerância, fanatismos ou outros nomes que refletem esta cegueira mental.
Sinto que a mesma começou a instalar-se após os anos de chumbo, quando imaginamos que com a chegada das eleições livres, tudo pudesse começar a mudar. A mudança não veio. O tempo passou. E a doença continuou a agravar-se. A cada ano a crença de que tudo que fazíamos era certo e o que os outros faziam sempre estava errado. Éramos os corretos, os honestos, os sábios. Para tudo sempre tínhamos uma resposta ou uma explicação. Falávamos de boca cheia, expressando uma cultura inútil com a vã imaginação de que estávamos com a razão. Mas na mesma medida que defendíamos as atitudes, o tempo teimava em mostrar que a realidade era outra. Ora, pensávamos, o tempo estava errado, e seguíamos a nossa “Jirrad”. Não havia retorno, a doença nos cegava, a mim e a milhões. Seguramos no peito diversas acusações de desvio, corrupção, etc..., Tais denúncias não procediam, e sempre tínhamos uma defesa preparada. Ora, o que poderia ter de errado em se levar dinheiro na cueca; quem nunca saiu sem carteira de casa. Ou quem nunca recebeu do pai uma mesada; afinal o mensalão era uma mesada. Ou receber seis milhões de reais da empresa; os empregados não recebem a participação dos lucros no final do ano. Para toda a pedra atirada, sempre tínhamos um bastão preparado para devolvê-la. E com a pedra que voltava, iam outras tantas. Tal cegueira foi tanto, que muitas vezes achei que meus amigos eram “verdadeiros tapados” por não verem a realidade, quando o “tapado” na acepção da palavra era eu. Mas, graças a Deus, encontrei o remédio para minha cegueira. Pena que só poderei usá-lo no ano que vem, no mutirão que é  feito de dois em dois anos para que os cegos de várias afinidades ideológicas vejam a realidade nua e crua.
Até lá, continuo me sentindo um cego, um verdadeiro Trouxa Mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário